Impressão em Plástico

Impressão em Plástico

A impressão em plástico é a criação de objetos tridimensionais por meio de um processo aditivo que deposita o plástico em camadas sucessivas, a partir de um modelo digital, usando tecnologias como FDM (Filamento Fundido) ou SLA (Estereolitografia), que fundem ou curam o material plástico. Este método, também chamado de fabricação aditiva, é usado para prototipagem rápida, produção de peças personalizadas e em diversos setores como médico, automotivo e de consumo.

Como funciona

Modelo 3D: Um projeto tridimensional é criado em um software de design gráfico.

Fatiamento: O modelo é “fatiado” em centenas ou milhares de camadas finas pelo software, gerando instruções para a impressora 3D.

Camadas: A impressora 3D deposita o material plástico em pequenas incrementos, camada sobre camada, seguindo o padrão do modelo.

Tecnologias de Plástico:

FDM (Filamento Fundido): Um filamento plástico é aquecido e extrudado através de um bico para construir o objeto camada por camada.

SLA (Estereolitografia) e DLP (Processamento Digital de Luz): Uma fonte de luz, como um laser ou projetor, solidifica resina líquida fotossensível, formando cada camada.